Novas Regras do Google e Yahoo em 2024: Evite que seus e-mails caiam na caixa de spam

Recentemente, o Gmail e o Yahoo! anunciaram alterações significativas em seus requisitos de autenticação de e-mail e políticas de prevenção de spam. Para garantir que você esteja preparado e evite...

Você já se deparou com um monte de e-mails indesejados lotando sua caixa de entrada? Pois é, além de serem irritantes e consumirem nosso tempo, os spams podem ser perigosos. Para evitar esse tipo de problema e reforçar a segurança dos usuários, os serviços de e-mail estão adotando abordagens cada vez mais rigorosas.

Recentemente, o Gmail e o Yahoo! anunciaram alterações significativas em seus requisitos de autenticação de e-mail e políticas de prevenção de spam. Essas mudanças entrarão em vigor a partir de fevereiro de 2024 e podem impactar consideravelmente o sucesso de suas futuras campanhas de e-mail marketing.

Para garantir que você esteja preparado e evite contratempos, reunimos neste post todas as principais alterações e o que fazer para não sofrer prejuízos!

 

Quem será impactado com as novas mudanças?

O impacto dessas mudanças atinge diversos remetentes, dependendo das políticas adotadas pelo Google e pelo Yahoo. Enquanto o Google categoriza remetentes em massa como aqueles que enviam mais de 5.000 mensagens para endereços do Gmail em um único dia, o Yahoo! não oferece uma definição tão clara.

No entanto, por precaução, é aconselhável que todos os praticantes de marketing por e-mail se adaptem a essas regras, independentemente do tamanho da lista de contatos ou da frequência de envio.

 

A autenticação do Gmail e do Yahoo em 2024: Principais mudanças 

1) Enviar emails com o seu próprio domínio personalizado, em vez de usar terminações gratuitas como @gmail.com no seu endereço de remetente.

O uso de domínios de e-mail gratuitos, como @gmail.com ou @yahoo.com, no campo 'De' nunca foi uma boa prática. Além de prejudicar a identidade da sua marca, essa abordagem agora pode resultar na rejeição ou no encaminhamento para a caixa de spam dos seus e-mails, devido às mudanças na política de DMARC do Gmail para “p=quarantine”.

 

2) Autenticar cada email com DKIM e DMARC.

DMARC, DKIM e SPF são métodos de autenticação de e-mail que trabalham juntos para evitar que spammers, phishers e outros indivíduos não autorizados enviem e-mails fingindo ser de um domínio que não são deles.

SPF e DKIM funcionam como credenciais que mostram que o remetente é legítimo, ajudam a provar que o e-mail é real e o DMARC é como um guia para os servidores de e-mail. Ele diz o que fazer se SPF ou DKIM não funcionarem direito - se devem marcar os e-mails como spam ou não.

Quer saber como ativar DMARC na Shopify? Confira o passo a passo neste post: Como Adicionar registro do DMARC na Shopify.

 

3) Manter as taxas de reclamação de spam abaixo de 0.3%.

Ter suas campanhas indo para a caixa de spam é um dos maiores pesadelos de todo profissional de email marketing. Isso pode acontecer por diversos fatores:

  • O usuário recebeu um email não solicitado.
  • O usuário está insatisfeito por receber uma newsletter na qual não se engajou mais.
  • O usuário não sabe como cancelar a inscrição ou achou complicado fazê-lo.

Para manter a qualidade da sua lista de contatos, nós aconselhamos fazer limpezas frequentes, excluindo aqueles que não abrem seus e-mails há muito tempo. Caso isso aconteça, você pode tentar reengajá-los em uma campanha posterior.

Além disso, uma estratégia de segmentação é indispensável. Imagine enviar a mesma mensagem genérica para todos os assinantes de sua lista de e-mails? Embora alguns possam se interessar, a maioria provavelmente ignoraria a mensagem ou até mesmo a marcaria como spam.

A segmentação resolve esse problema, permitindo que você divida sua base de contatos em grupos com interesses e características semelhantes. Isso cria oportunidades para enviar mensagens altamente relevantes e personalizadas para cada grupo.

Construir e manter uma lista com contatos engajados é crucial para o sucesso das suas campanhas de e-mail.

 

4) Permitir o cancelamento da assinatura com um clique e cumprir os pedidos de cancelamento em até dois dias.

Alguns profissionais de marketing tentam esconder os links para cancelar a inscrição nos e-mails, tornando-os difíceis de encontrar. Outros pedem que você faça login em um aplicativo para cancelar.

Mas isso é ruim, pois forçar as pessoas a ficarem na lista prejudica a reputação da marca, aumenta o spam e causa problemas para entregar os e-mails. Usuários do Gmail e Yahoo não gostam disso.

Para evitar problemas, Gmail e Yahoo agora exigem que os e-mails tenham um botão fácil de cancelar a inscrição e confirmem a saída em até dois dias. Certifique-se de incluir o link de cancelamento de inscrição em um local que os usuários possam visualizar facilmente.

Dica: Se você estiver usando Gmail, você pode verificar sua própria taxa de denúncias de spam através do Postmaster Tools.

Back to blog

contact

Projects

Share as many details as possible so we can understand the type of project and assess whether we can help.

Jobs

We are hiring. Using the link below you can send your profile, CV and portfolio.

Redes Sociais